O projeto
surgiu da união de duas paixões: abelhas nativas e plantas.
Por meio de uma abordagem que combina arte e ciência, este trabalho convida você a conhecer o fascinante universo das abelhas nativas, destacando sua importância vital para os ecossistemas e a biodiveridade brasileira.
O idealização do projeto se deu em 2020 a partir da pesquisa científica de Ana Luiza Bovoy e as ilustrações naturalistas em aquarela de Renata Ninello.

Ana Luiza Bovoy e Renata Ninello, idealizadoras do projeto
Em 2022 foi lançado o primeiro volume de cartões Rainhas da Floresta, no qual foram apresentadas 12 espécies de abelhas nativas, dentre elas Uruçu-amarela, Jataí, Mandaçaia, Lambe-olhos, Mirim-droryana, Mirim-preguiça, Boca-de-sapo, Marmelada, Irapuá, Tubuna, Mombucão e Guaraipo, além de temas centrais da biologia das abelhas e da meliponicultura.

Rainhas da Floresta - Cartões Ilustrados e Informativos das Abelhas Sem Ferrão - Volume I, lançado em 2022
Em 2025 é lançado o segundo volume de cartões, que aprofunda em temas como nascimento, ciclo de vida e castas das abelhas sem ferrão, além de apresentar 12 novas espécies de diferentes regiões e biomas brasileiros, dentre elas: Uruçu-nordestina, Borá, Mandaçaia MQA, Jandaíra, Jupará, Jataí-da-terra, Canudo, Tiúba, Iraí, Mirim-saiqui, Manduri e Mandaguari-amarela.
Além de divulgar temas fundamentais do universo das abelhas, o diferencial do projeto Rainhas da Floresta está na pesquisa e sugestão de plantio de espécies que contribuam para a conservação das abelhas e dos ecossistemas.

Aquarelas originais do projeto
Atualmente os materiais do projeto Rainhas da Floresta servem como instrumento de conhecimento e conscientização ambiental para profissionais e públicos diversos, principalmente meliponicultores, educadores ambientais, professores, entusiastas das abelhas e da natureza brasileira.
O projeto, portanto, tem como missão divulgar e promover a abelhas nativas sem ferrão através de produtos ilustrados, informativos e educativos que fomentem a educação ambiental e a valorização da biodiversidade.


Produtos Rainhas da Floresta em uso em meliponários, escolas e na educação ambiental